Sobre Nós

A língua yorùbá, sendo uma língua ancestral, tem um valor incalculável para a humanidade, é um tesouro carregado de histórias, valores, literatura, espiritualidade, tecnologia, ciência, perspectivas e conhecimentos, desenvolvidos e acumulados ao longo de milênios”.

Sendo símbolo da identidade do povo, vetores de valores, modos de vida e expressões de suas conexões com a terra, cruciais para a sobrevivência.

Missão & Visão

O Instituto Eko foi fundado para despertar, construir e nutrir uma comunidade de pessoas em busca de entendimentos, diretamente ligada aos fundamentos da cultura Yorubá no Brasil, resgatar e nutrir a ancestralidade, se reconectar com a história, cultura e tradição dos nossos ancestrais. 

Ẹ̀KỌ́ em yorùbá significa o processo de adquirir entendimento em todos os sentidos. A palavra “Kọ́” se traduz para ambas as palavras “aprender e ensinar”. 

Por isso, aqui no Instituto buscamos levar o máximo de conhecimento à nossa comunidade, através de conteúdos interativos nas nossas redes sociais, aplicativo interativo, cursos, workshops e imersões para que o aprendizado e entendimento seja completo, integrativo e interdisciplinar. 

FUNDAÇÃO E GESTÃO

DAMILARE OLAOLUWA FALADE

Nigeriano (yorùbá), nascido na cidade de Lagos. músico e Professor poliglota.

Formado em Música no TESNSTRINGS Institute – Lagos/Nigéria.

Estudou Letras (Português e Francês) na Universidade Federal Ọbafẹ́mi Awolọ́wọ̀, em Ilé-Ifẹ̀, Nigéria, onde começou sua jornada de facilitação da língua yorùbá para estrangeiros. Chegou no Brasil em 2015 para fazer intercâmbio em Letras Vernáculas Português na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e reside no Brasil até o momento. Desde então atua como professor de yorùbá e inglês. Criou o Instituto Ẹ̀KỌ́ em 2019 com o intuito de resgatar a língua, cultura e história yorùbá na diáspora .

KEMI FALADE AKINBOBOLA

Nigeriana(yorùbá), mestra em Literatura yorùbá e inglesa pela Universidade Federal Ọbafẹ́mi Awolọ́wọ̀, em Ilé-Ifẹ̀, Nigéria. Professora de língua yorùbá e Inglesa há 29 anos na rede de ensinos no estado de Lagos, Nigéria. Coordenadora pedagógica do Instituto Ẹ̀KỌ́.